top of page

DICAS PARA DEVOLVER UM IMÓVEL LOCADO SEM DOR DE CABEÇA

Conheça, aqui, algumas dicas que farão o processo de devolução do imóvel se tornar algo mais rápido e prático.


Devolver um imóvel locado é, muitas vezes, um desafio e tanto, pois pode causar diversas “dores de cabeça”, principalmente se não se atentar às disposições contratuais ou à lei do inquilinato.


Analise os termos contratuais - Caso deseje sair antes do término contratual, normalmente há cláusulas que preveem multas proporcionais ao tempo restante do mesmo, por isso procure ler atentamente ao documento e, se necessário, tire contate a imobiliária.


Notifique a devolução antecipadamente - Toda devolução imobiliária deve ser informada formalmente (e-mail, whatsapp, carta, etc) com no mínimo 30 dias de antecedência e, no máximo, 90 dias. Verifique, também, quando poderão realizar a vistoria de saída.


Verifique o estado do imóvel - É sempre importante rever a vistoria inicial do imóvel para averiguar se há algo para ser reparado. Caso tenha feito alguma benfeitoria no imóvel e a mesma não tenha sido autorizada pela imobiliária ou locador, desfaça e retorne ao estado inicial. É essencial devolver o imóvel limpo.


Organize as contas de consumo - Essa parte é essencial para evitar uma dor de cabeça a longo prazo, como ter o nome negativado. Cuide para que as contas de água, luz, gás, internet, e outras, tenham seu corte realizado e que findem o contrato do local em seu CPF.


Entregue as chaves - Faça a entrega das chaves e solicite um comprovante assinado pela imobiliária/locador.


Fechamento de cálculos da rescisão contratual - Após a entrega das chaves, a imobiliária/o locador fará o cálculo da multa (caso haja) e dos valores de consumo proporcional (aluguel, IPTU, condomínio e etc). Após o pagamento dos débitos finais, solicite um termo de quitação.


Esperamos que esse post tenha te ajudado. Contate-nos e iremos juntos à procura do imóvel ideal para você!

Comments


bottom of page